Temática 2011-2012

Publicado a 11/07/2011, 03:34 por Panda Reguila   [ atualizado a 02/10/2011, 10:17 ]

CAMINHO

“Eis a Serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua Palavra”


Tema:
“eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo
a tua palavra”( Lc 1,38);

Personagem:
Maria

Símbolo:
Arcanjo S. Gabriel

Referências:
Anunciação/Maternidade



   Todo o caminho tem um ponto de partida e um ponto de chegada.
   A origem do nosso caminhar está em Deus, na Sua vontade. Caminhamos, porque Deus nos convida a partir, avançar, fazer ao largo sem nada temer. O nosso caminho é o do peregrino que parte com fé e confiança n’Aquele que convida a caminhar.
   A meta do caminho que empreendemos está no cumprimento do que foi dito da parte do Senhor. Deus cumpre sempre as suas promessas. Ao povo peregrino pelo deserto, depois do pesado jugo da vida no Egipto, é oferecida a Terra onde mana leite e mel. Essa mesma terra passou de Promessa a Realidade, pois o Senhor é fiel à Sua palavra. Assim, também nós caminhamos com Cristo ao encontro de Deus Pai, sabendo que, tudo o que o Senhor promete, se tornará realidade. Por isso, acreditamos que chegaremos, no fim desta pista, à vida em abundância, à vida eterna, à vida em Deus. Por isso, vale a pena caminhar.
   Ícone do caminho de acolhimento da vontade de Deus é Maria de Nazaré.
   Maria, Mãe dos Escutas, também invocada como Santa Maria do Caminho, vive centrada na vontade divina comunicada pelo anjo Gabriel. Este anjo, designado arcanjo apenas na literatura posterior, representa a figura de um embaixador de Deus. O seu nome significa “homem de Deus” ou “Deus mostrou-se forte” e, através da sua acção, Maria encontra a vontade divina, em que Deus efectivamente vem a mostrar a sua fortaleza no mistério da Incarnação do Verbo.
   Com Maria queremos contemplar duas dimensões fundamentais: a anunciação e a maternidade.

in plano trienal 2011-2014




ċ
planotrienal_2011-2014.pdf
(3288k)
Panda Reguila,
11/07/2011, 03:41
Comments