2011-01-21 * II Acantonamento Mafra

Publicado a 13/02/2011, 05:11 por Panda Reguila

Realizou-se nos dias 21, 22 e 23 de Janeiro um acantonamento em Mafra. Ficámos alojados na sede dos escuteiros de Mafra - agrupamento 488.

Chegámos ao local na sexta-feira à noite.

No dia seguinte de manhã realizámos um raid por Mafra. Com a ajuda de um mapa, percorremos vários locais, que nos foram indicados pelos chefes. Durante o raid tivemos de recolher vários objectos e tirar fotografias. O raid terminou em frente ao Palácio Nacional por volta da hora de almoço.

Regressámos à sede para almoçármos. Cada patrulha tinha a sua ementa e fazia a sua refeição.

Á tarde fomos ao “Jardim do Cerco”, onde realizámos vários jogos. No final do dia fomos assistir á missa na Basílica.

Fizemos um jogo nocturno com várias pistas. Durante o percurso tivemos  de responder a perguntas, que nos levaram até à sede.

No dia seguinte de manhã fomos visitar o Palácio Nacional. O Palácio tinha dois pisos. Primeiro visitámos o rés-do-chão que tinha numa das salas peças que foram utilizadas pela igreja. Noutra sala existiu uma enfermaria onde eram assistidos os doentes quase a morrer. Aos  domingos, para assistirem á missa, as camas eram colocadas no corredor e assim ficavam virados para o altar. Os medicamentos utilizados pela enfermaria eram preparados com ervas provenientes da horta conventual.
No andar de cima estavam expostas as peças utilizadas na corte. Tinha também uma biblioteca em forma de cruz com 36000 livros em bom estado, e 4000 danificados. Uma curiosidade: na biblioteca há morcegos que comem os bichos que danificam os livros.

Terminada a visita ao Palácio fomos para a sede arrumar as coisas, e assim terminou o acantonamento.

Beatriz Amorim

Comments