Notícias‎ > ‎

João Paulo II, patrono da JMJ

Publicado a 17/01/2011, 12:19 por Panda Reguila
João Paulo II, em cujo pontificado se começaram as Jornadas Mundiais da Juventude foi nomeado patrono da JMJ Madrid11, depois do anúncio da sua beatificação, prevista para o próximo 1 de Maio.

O cardeal Rylko, presidente do Conselho Pontifício para os Leigos, ‘ministério’ do Vaticano responsável pelas Jornadas Mundiais, tornou pública esta notícia perante mais de 200 delegados de todo o mundo reunidos em Madrid para preparar a próxima Jornada. O cardeal Rylko recordou como Karol Woytila se considerava “amigo dos jovens” e mostrou uma grande alegria “por poder comunicar a notícia durante esta reunião de delegados”. Os assistentes receberam em pé com emoção e um longo aplauso este anúncio.

Dom César Franco, coordenador geral de Madrid11 e bispo auxiliar de Madrid, anunciou de seguida que o anterior Papa será nomeado patrono da JMJ. Desta forma o próximo beato é acrescentado à lista dos grandes santos intercessores desta edição.
João Paulo II mostrou sempre a sua predilecção pelos jovens. Em 1985, ano em que teve lugar a primeira JMJ afirmou: “toda a Igreja tem de se sentir cada vez mais comprometida a nível mundial a favor da juventude, das suas ânsias e preocupações, das suas aberturas e esperanças, para corresponder às suas expectativas, comunicando a certeza que é Cristo”.

Comments