34 Anos de História... (parte IV)

(continuação)

2010

Em Fevereiro, realização da actividade Manhãs Para Ti, subordinada ao vida de B.P. E em Março, colaboração na recepção da imagem itinerante do "Bom Pastor", na Paroquia de Telheiras. Em Abril, realizámos a festa das promessas, em que fizeram o seu compromisso 8 lobitos, 8 exploradores e 3 pioneiros.
Em Maio, realização de uma actividade Pais e Filhos no colégio Planalto, seguida de almoço convívio. E em Junho, participação na procissão de Nossa Senhora da Porta do Céu.
Em Julho, realizou-se do ACAGRU na Achada, Mafra que teve como tema um “Training Camp”, onde participaram 16 lobitos, 22 exploradores, 11 pioneiros, 1 caminheiro e 7 Animadores.
No dia 13 de Novembro realizou-se na sede um Magusto de angariação de fundos, que foi organizado pela Comissão de Pais e no dia 27 de Novembro colaboração com o Banco Alimentar Contra a Fome, através da recolha de alimentos junto do hipermercado Pingo Doce de Telheiras.
A 4 de Dezembro foram investidos dois novos dirigente. No dia 11 de Dezembro, realizou-se um Presépio Vivo, na estação de Telheiras do Metropolitano de Lisboa, onde participou o efectivo do Agrupamento seguido de um Jantar de Natal, que foi preparado com a colaboração dos pioneiros e da comissão de pais.

2011

Em Janeiro realizámos a comemoração de mais um aniversário do agrupamento. A 27 de Fevereiro realizámos a festa das promessas, em que fizeram o seu compromisso 8 lobitos, 6 exploradores, 16 pioneiros e 1 caminheiro.  Em Abril foi organizada uma ViaSacra. No dia 28 de Maio, participámos na recolha de alimentos a favor do Banco Alimentar Contra a Fome, tendo assegurado o posto de recolha do Pingo Doce de Telheiras.
No dia 2 de Junho, participámos na procissão paroquial em honra de Nossa Senhora da Porta do Céu. Realizou-se no dia 4 de Junho a Actividades de Pais.
No dia 18 de Junho realizou-se a Celebração Eucarística e Festa de Catequese dos Escuteiros onde lobitos e exploradores realizaram a sua Primeira Comunhão. Estivemos presentes na cerimónia de entrega da cadeira de rodas do Diogo realizada pelo Rotary Club de Sintra.O Acampamento de Agrupamento realizou-se no PNEC entre os dias 1 e 3 de Julho.
A 17 de Setembro iniciámos as actividades com uma actividade para escuteiros e pais no PNEC. O Clã participou na actividade "48 Horas de Voluntariado" em parceria com a Fundação Aragão Pinto. Participamos também na recolha de alimentos para o Banco Alimentar Contra a Fome.
Em Dezembro, apresentámos o Presépio Vivo na Estação do Marquês de Pombal, realizámos o Jantar de Natal e apoiámos a paróquia na distribuição de cabazes, alimentos e roupas.


2012

Iniciámos o ano com as Promessas de agrupamento a 21 de Janeiro. No Carnaval todas as secções realizaram actividades de exterior. Em Abril estivemos em Peniche no dia de São Jorge em Maio foram Crismados diversos elementos do agrupamento e participámos na recolha de alimentos para o Banco Alimentar.
Realizamos em Junho um curso de socorrismo e o AcaAgru, com que encerramos as actividades.
Em Agosto, participamos com 58 elementos no XXII ACANAC realizado em Idanha-a-Nova.
No mês de Setembro realizou-se no PNEC Costa da Caparica o Acampamento de Abertura do Ano Escutista e a cerimonia de passagem de secção. Em Outubro estivemos a operar com uma estação proporia no Jamboree no Ar com o indicativo especial CR5AET, tendo sido estabelecidos vários contactos. Participamos em Novembro no Dia de Núcleo e iniciamos as comemorações do 35º Aniversário da Fundação do Agrupamento com uma sessão solene no Colégio Planalto. O mês de Dezembro iniciou com a campanha de recolha de alimentos para o Banco Alimentar, seguindo-se uma Venda de Natal, passando por uma ida dos caminheiros a Valdivia-Espanha para recolha da Luz da Paz de Belém e terminando em grande com a cerimonia de Partilha da Luz da Paz de Belém.

2013

Iniciamos o ano com a actividade comemorativa dos 35 anos da Fundação do Agrupamento que se realizou no Externato São Vicente de Paulo, com a presença do Chefe Regional e que terminou com a Eucaristia de Acção de Graças.
No mês de Fevereiro realizou-se a cerimonia de promessas e a primeira edição da Festa das Sopas organizada pela comunidade, em Março organizamos uma Via Sacra na Igreja Paroquial. No mês de Abril participamos nas X Jornadas Diocesanas da Juventude e na actividade de S. Jorge que decorreu em Odivelas. Em Maio organizámos a recitação do terço por ocasião da visita da imagem itinerante de Nossa Senhora de Fátima, a festa do credo. A Alcateia e a Expedição participaram nas actividades de Núcleo. No mês de Junho realizou-se em Monsanto a actividade de encerramento do ano escutista que contava com um almoço com churrasco. Entre 28 de Julho e 2 de Agosto realizamos no
Entroncamento o acampamento de agrupamento “Harry Potter e a Anilha Mágica”.
Iniciamos o novo ano escutista em Setembro em regime de festa com a realização do Arraial Jovem em parceria com o agrupamento 66 do Lumiar. Fomos ao CEO onde realizamos a actividade UBUNTU. Em Outubro saímos a rua para vender calendários, e em comunidade fizemos a cerimonia de investidura de guias e sub-guias. Em Dezembro fomos ao futebol ao Estádio de Alvalade a convite da fundação Sporting, os caminheiros participaram na actividade de "Reparto da Luz de la Paz de Belén" dos MSC-Movimento de Scouts Católicos, realizada em Alicante-Espanha, e organizamos com as Guias de Portugal a Partilha da Luz da Paz de Belém para a Região de Lisboa.