34 Anos de História... (parte III)

(continuação)

No Século XXI

2000

Em Janeiro, realização do jantar Ceia dos Reis, e em Março, realização de promessas em que o tema era a “Criação do Mundo”. Em Abril, realização de uma actividade de agrupamento, com diferentes ateliers que permitiam por em pratica  a habilidade manual (pintura, construir caixas, fazer pompons, velas e bonecos de sabonetes . Via Sacra organizada pelo Clã, para os elementos do agrupamento e da catequese. Em Maio, acampamento de agrupamento em conjunto com o 954 de Évora, na Quinta do Duque em Viana do Alentejo.
Junho, participação nas marchas infantis da cidade de Lisboa. Participação nas festas da freguesia que se realizaram na Quinta das Conchas.
Em Agosto, acampamento de agrupamento em Setúbal com o tema de “Gregotroicos”. Em Outubro, participação no Jamboree no Ar, com estação de rádio própria.E em Novembro, participação no dia de Núcleo, e na Peregrinação Jubilar a Sé organizada pela Igreja.Em Dezembro, actividade de agrupamento que consistia na montagem de um presépio em material reciclável, e troca de prendas. Montagem do presépio de rua no largo da PSP.

2001

Em Janeiro, manteve-se viva a tradição da Ceia dos Reis. Realizou-se uma actividade de agrupamento no museu do traje e no jardim circundante do mesmo. Em Março, realização de promessas de novos elementos. Actividade da Alcateia  no Museu do Brinquedo em Sintra que culminou com uma visita do Grupo da A.E.P. de Sintra. Em Abril, participação na actividade regional S. Jorge que decorreu em Cascais.
Em Setembro, realização do 2º acampamento com os jovens da CREACI, em  Outubro, participação no Jamboree no Ar com estação própria. e em Novembro, participação no Dia de Núcleo.

2002

Em Janeiro, participação no simulacro de incêndio na sede do Agrupamento, uma organização conjunto do Agrupamento, Protecção Civil e  Batalhão de Sapadores Bombeiros e em Novembro, participação no dia de Núcleo e  comemoração dos 20 anos de filiação do Agrupamento.

2003

Em Janeiro, comemoração dos 25 anos de fundação do Agrupamento. No dia 9 momento de grande tristeza para o agrupamento com a partida do nosso amigo e assistente Pe. José Morais para o eterno acampamento.
Em Março, realização de promessas de novos elementos e acampamento de agrupamento no Cartaxo. E em Novembro, participação no dia de Núcleo e acampamento da Alcateia e do Grupo Explorador na Casa do Gaiato do Tojal.

2004

Inicio das obras da Nova Sede.
Iniciou-se também um grandioso projecto de actividade internacional, que tinha como finalidade levar todo o agrupamento em 2006 a LONDRES e à Ilha de Brownsea, berço do escutismo mundial. Foram constituídas  quatro patrulhas verticais que receberam a mesma denominação das patrulhas presentes no primeiro acampamento do escutismo.

2005

Em Fevereiro, realizou-se da primeira grande actividade do Projecto Londres 2006 – acantonamento na Ericeira.
A 25 de Junho, ocorreu a inauguração da Nova Sede. Em  Agosto – Acampamento de Verão – Projecto Londres 2006 – Tema: BROWNSEA – realizado em Tróia.
Em Agosto, Acampamento de Agrupamento Gilwell Park, Londres, entre outras actividades realizadas destaca-se três visitas a cidade de Londres, e a ida a Ilha de Browsea.

2007

Em Abril, participação na actividade regional S. Jorge, inserida nas comemorações do centenário do escutismo. A actividade decorreu no parque da Bela Vista, em Lisboa e estiveram presentes sete mil escuteiros da região.
Junho, Organização conjunta com o Agrupamento do Lumiar de uma actividade com a temática do Ambiente, além dos agrupamento em questão participaram elementos do CAF. Participação e colaboração do agrupamento na Procissão de Velas em honra a Nossa Senhora da Porta do Céu. Em Novembro, participação na actividade de dia de Núcleo, a patrulha Jaguar alcançou o 1º lugar na actividade dos exploradores.Realização da “ENGUICE” encontro de Guias e Chefes de Equipa. Organização do Ora Anima, para Dirigentes, Candidatos a Dirigentes e CIL’s dos Agrupamento do Núcleo Oriental de Lisboa.
Em Novembro, Abertura do período de comemorações dos 30 anos de escutismo em Telheiras.E em Dezembro, participação na peregrinação da Paroquia a Fátima. Realização de actividade de agrupamento “Pais e Filhos”.

2008

Em Janeiro, realização da “Ceia dos Reis no colégio Planalto. Realização de uma visita ao Mosteiro de Balsemão, Macedo de Cavaleiros, para prestar homenagem ao falecido Assistente de Agrupamento Pe José Morais. Realização de um Pedy Paper  na zona do Lumiar e Telheiras, esta actividade estava inserida nas comemorações dos 30 anos do Agrupamento.
Março, realização acampamento de agrupamento na Costa de Caparica, onde se realizaram as promessas, fizeram o seu compromisso 17 lobitos, 17 exploradores, 7 pioneiros, 1 caminheiro e cinco dirigentes.Em Junho, participação no procissão da Paroquia.
Em Agosto, participação do Grupo Explorador e do Grupo Pioneiro no 2º ACANUC que decorreu na Vila de Constância.
Em Novembro, participação na actividade Dia de Núcleo, que decorreu na paroquia de São João de Deus, a equipa Tigre alcançou o 1º Lugar na actividade dos pioneiros, realização do “EGA”, Encontro de Guias do Agrupamento. Realização de um acantonamento do Agrupamento, no colégio S. Miguel em Fátima, que tinha como tema “ Viver São Paulo”. Em Dezembro, participação na peregrinação da paroquia a Fátima. Realização da “Festa das Famílias”

2009

Em Janeiro, comemoração o dia de Agrupamento com a realização de uma actividade com equipas verticais, no pavilhão do conhecimento, parque das Nações que tinha como imaginário “ Uma Aventura no Espaço”. Em Março, realização de promessas de agrupamento, com o tema “ 1 Agrupamento, muitas pontes. Fizeram o seu compromisso, 11 Lobitos, 9 Exploradores, 3 Pioneiros e 1 Dirigente.
Em Abril, participação dos Grupos Explorador e Pioneiro, na actividade de S. Jorge que se realizou na Vila de Arruda dos Vinhos e em Junho, participação na procissão da Paroquia.
Em Outubro, realizámos uma actividade “Manhãs Para Ti”, que tinha como tema a fraternidade escutista e participámos no Joti. Uma manhã diferente em que jogamos e comunicamos para grande jubilo de todos os participantes. Já em Novembro, participação na actividade Dia do Núcleo Oriental de Lisboa que foi acolhido pelo Agrupamento 760 Beato. Estiveram presentes 8 lobitos, 16 exploradores, 7 pioneiros e 9 dirigentes. Também participámos no campanha de recolha de bens alimentares para o Banco Alimentar contra a fome;
Em Dezembro, realizou-se a peregrinação da paroquia a Fátima e a apresentámos um Presépio Vivo, junto as instalações da ART, num dia em que o jantar de Natal foi preparado pelos pioneiros