34 Anos de História... (parte II)

(continuação)

1991

Em Janeiro, participação na Penha de França, na Eucaristia do 50º aniversário da morte de Baden Powell. Em  Abril, exposição de material escutista - “ExpoEscutel” - divulgada na imprensa escrita e na rádio. E em Maio, participação e colaboração na Procissão do Corpo de Deus, levada a efeito em Telheiras, ficando a construção do altar, à responsabilidade do Nosso Agrupamento e tendo sido este, elogiado pelo Cardeal do Patriarcado Lisboa, D. António Ribeiro.
Em Agosto e Setembro, realizou-se um acampamento no Açude da Agolada, em Coruche, sob o tema os Árabes, tendo o nome “Al-Enker”.

1991

Em Dezembro, realizou-se o aniversário do agrupamento com promessas, onde foi executado um abrigo em madeira que foi montado passo a passo conforme se foi lendo o historial do agrupamento até esta altura, nestas promessas fez o compromisso mais um dirigente.

1992

Em Fevereiro, realizou-se acampamento da Clã na Arrábida, e em Junho, a exposição na escola primaria sobre o ambiente.
Em Setembro, ocorreu o Acampamento de Agrupamento com o nome de “AMBI 2030” – sobre o tema do ambiente. Realização do primeiro Rally Paper que tinha como destino Alenquer.  Teve destaque neste ano a organização de uma prova de atletismo que foi inserida nos Jogos da Cidade de Lisboa.

1993

Em Fevereiro, acampamento no Cartaxo do Grupo Explorador, Grupo Pioneiro e Clã. Local que passou a ser referência para as nossas actividades ao ar livre. Em Março, actividade da Alcateia no Castelo de S. Jorge, que tinha como nome “ A Descoberta de Maugli " e em Agosto, acampamento em S. Pedro do Sul do Grupo Explorador com o tema “Robin dos Bosques”. Já em Outubro, o Clã no espírito de serviço, esteve na sopa dos pobres e em Dezembro, fez um acantonamento em Manteigas, Serra da Estrela da Alcateia.

1994

Em Abril, realizaram-se promessas de novos elementos e como é hábito no nosso agrupamento a Velada de Armas tem sempre um tema, neste ano foi “Da Idade Media a Idade Moderna”. Em Agosto, Acampamento de Agrupamento em São Pedro do Sul com o nome de “Ribaminhal” em que cada secção representava uma região de Portugal. Novamente neste ano, organizámos uma prova de atletismo que foi inserida nos Jogos da Cidade de Lisboa. Em Dezembro, Montagem de um presépio de rua no largo da PSP em Telheiras.

1995

Em Janeiro, jantar convívio do agrupamento “Ceia dos Reis", e em Fevereiro, Raid/Acampamento da III e IV secções nas Caldas da Rainha. Em Março, promessas do agrupamento em que fez o seu compromisso um dirigente que era escuteiro desde a fundação do agrupamento.Em Março, realizou-se o acampamento da III e IV secções na Aldeia da Luz. Em Abril, A alcateia participou uma actividade de área no Parque da Serafina cujo tema era “Os Índios” e realizou-se mais um acampamento de agrupamento no Cartaxo, onde se formaram pela primeira vez no agrupamento equipas mistas desde o Lobito ao Dirigente e cada sub-campo representou um dos temas de Acampamentos já passados.
Em Maio, realizou-se um acampamento em Montargil da IV secção, e em Junho, participação na exposição organizada pela Junta de Freguesia do Lumiar .
Em Outubro, participação num torneio de futebol de 5 organizado pela Igreja. E em Dezembro, acampamento de agrupamento na Costa da Caparica, e manteve a tradição da montagem do presépio de rua.

1996

Em Janeiro, organizaçou de um Rally Paper Lisboa/Sintra. Em Fevereiro, o Grupo Pioneiro foi a Évora comemorar com os nossos irmãos escuteiros dessa cidade o dia de BP. Participação no Torneio de Futebol de 5 nas Calvanas, tendo alcançado o 4º Lugar. Actividade de agrupamento em Almada que consistiu em visitar o quartel dos bombeiros e assistir a alguns exercícios de treino. Em Junho, o acampamento de agrupamento no Cartaxo com o Tema “Povos Invasores”. Organização de uma sardinha com os pais. Em Setembro, acampamento da Grupo Pioneiro e do Clã, em Évora.
Em Novembro, actividade  de construção de ninhos, organização conjunta do agrupamento e da Junta de Freguesia. Este formação foi ministrada por um formador do Parque Ecológico de Monsanto. Em Dezembro, exposição escutista na Escola Básica 2+3 de Telheiras.

1997

Em Janeiro, realização de um Rally Paper, pela cidade de Lisboa. Colocação de ninhos na Quinta das Conchas no Lumiar. Em Fevereiro, acampamento do Grupo Explorador em S. Julião, Ericeira. E em Março, promessas com investidura de mais um Dirigente e a realização de um acampamento de formação de técnica escutista no Cartaxo, em que participaram o Grupo Pioneiro, o Clã e o Grupo 5 da AEP.
Em Abril, acampamento de agrupamento no Cartaxo que tinha como imaginarão os contos infantis. Em Maio, realização de uma gincana ambiental , seguida de um debate sobre o mesmo tema. Em Junho, participamos pela primeira vez nas Marchas Infantis da cidade de Lisboa, na Praça das Descobertas, junto ao Mosteiro dos Jerónimos. E em Outubro, actividade conjunta da nossa Alcateia e a do Agrupamento de Évora no jardim Zoológico.

1998

Em Março, realização de promessas. Condecoração de 3 dirigente com a Cruz de S. Jorge de 3ª Classe. Em Abril, acampamento de agrupamento no Cartaxo que tinha como imaginário os Descobrimentos. Em Dezembro, realização de actividade de carácter social em Ourém.

1999

Em Março, realização de promessa em que fizeram o seu compromisso mais dois dirigentes. Por razões de ordem burocrática não foi possível investir um terceiro, tendo  este ultimo feito a sua promessa no mês de Abril. Em Maio realizamos um acampamento com jovens deficientes mentais da CREACIL, em equipas mistas, tendo sido uma experiência bastante enriquecedora. Voltando a serem realizadas novas experiências mais tarde.
Em Outubro, realização de actividade de agrupamento no Jardim Zoológico de Lisboa. Em Novembro, participação na actividade de Núcleo. E em Dezembro, actividade de carácter social em Évora, que consistia na distribuição de alimentos a famílias carenciadas.